Francês

Francês Iniciante

Francês Básico

Francês Intermediário

Francês Avançado

A aquisição de novas habilidades linguísticas sempre propõe às pessoas – não importa a sua idade – um desafio que é, a um só tempo, linguístico, sociocultural e principalmente pessoal.

Na realidade, não há tempo determinado para se aprender uma língua estrangeira; há, sim, o gosto pelo desafio, a vontade de extrapolar fronteiras e a autodeterminação. E, para uma pessoa adulta – já na fase da chamada Terceira Idade –  os desafios se impõem como relevantemente importantes, não só no tocante ao trabalho intelectual, às técnicas de memorização, às necessárias sínteses estruturo-linguísticas, exigidos no aprendizado e/ou aprimoramento de uma língua estrangeira, como também ao trabalho emocional. Aprender uma língua estrangeira, dela apreendendo todo o sabor e o saber de uma cultura e de uma civilização outra é, no mínimo, uma fonte de prazer e revitalização psicofísica.

Objetivos:

Gerais: Permitir ao aluno da terceira idade ocupar seu tempo livre na aprendizagem de uma língua estrangeira, estimulando seu potencial individual e favorecendo sua integração ao ambiente universitário.

Específicos: Levar o aluno a conhecer a língua (oral e escrita), para ter acesso à cultura francesa. Levar o aluno a entender a língua francesa como instrumento de desenvolvimento pessoal, de     comunicação e de acesso a culturas e civilizações diferentes. De modo prático e agradável, apontar, para o aluno, o caminho da fala e da escrita “corretas”, em língua francesa.