Estudar na Terceira Idade & Estudar na Universidade da Terceira Idade de Sorocaba

Resultado de imagem para uniso

    “É cada vez maior o número de idosos dispostos a mudar o estilo de vida, tornando-se mais ativos e buscando atividades saudáveis tanto para o corpo, quanto para a mente. ”        Por este motivo, nós voltamos para a sala de aula e a Universidade da Terceira Idade da UNISO mudou a nossa vida, redescobrimos o prazer de voltar aos estudos e de conviver com colegas da mesma faixa etária.
Segundo a neurocientista, Dra. Carla Tieppo “ estudar é fundamental para manter o cérebro ativo e jovem. Quanto mais velhos ficamos, mais coisas são automatizadas na nossa vida. E por isso que é importante se desafiar, aprendendo coisas novas a todo instante”.
O estudo ativa novas conexões neuronais, pois estamos sempre aprendendo algo novo. Na nossa faixa etária “terceira idade”, os benefícios vão de melhoria na qualidade de vida ao equilíbrio das funções cognitivas, tais como memória, concentração e raciocínio.     Ao contrário do que muita gente pensa, o cérebro na terceira idade também pode se exercitar e continuar aprendendo e assim tornar nosso cérebro ativo e manter sua capacidade funcional.
– a leitura é um dos melhores exercícios para estimular o nosso cérebro, provoca a imaginação, aumenta o conhecimento e, consequentemente, melhora as conexões neuronais;
– fazemos ou reencontramos amigos em sala de aula: cultivamos esses bons relacionamentos e trocamos experiências.
“Em 1998, foi instalado o NEMA – Núcleo da Maturidade, atual programa Universidade da Terceira Idade, que tem como proposta a educação permanente. É um programa vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica desde o início de 2010, tendo como objetivo a educação ao longo da vida, dirigida a pessoas de 50 anos ou mais, interessadas em atualizar seus conhecimentos, redimensionar seus projetos de vida e ampliar sua rede de relações sociais. ”
A qualidade do corpo docente que se dedica a ministrar aulas na nossa Universidade de Terceira Idade é invejável: intelectuais, renomados, estudiosos e acima de tudo dedicados. Desejo ressaltar nosso querido professor Márcio Camargo que ministra aulas de espanhol, sua paciência conosco, seu carinho com cada aluno, sua dedicação no preparo das nossas aulas, seu comprometimento com a Universidade, cooperando com todos eventos propostos pela coordenação, incentiva-nos a participar deles e também participa.

Texto da aluna: Sonia Lucia Flório Rosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s