💤 Insônia 💤

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  Insônia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade em adormecer e manter o sono. É um transtorno extremamente comum que atinge 1 em cada 5 pessoas e que pode ser resolvido com o tratamento adequado.

Podemos prevenir a insônia seguindo alguns passos:

1- Vá para cama e levante-se no mesmo horário todas as noites (incluindo fins de semana). Mantenha a mesma rotina todas as noites na hora de dormir. Escove os dentes, tome banho, coloque seu pijama, diga boa noite a sua família, desligue as luzes exatamente na mesma ordem todas as noites.

2- Evite entrar em conversa, discussão, notícias perturbadoras ou talk shows, e não faça uma lista de fim de noite de todas as preocupações inacabadas para amanhã.

3- Obtenha um check-up com o seu médico. Sua insônia pode ser resultado de um problema médico ou desequilíbrio químico. Por exemplo, um caso leve de algo como transtorno bipolar pode causar períodos cíclicos de insônia sem causar oscilações de humor.

4- Investigue causas potenciais. Insônia é considerada um sintoma de uma condição subjacente, que pode ou não ser fácil de identificar. As causas mais comuns são tensão, ansiedade e depressão. Outras causas podem ser dor, doenças graves, medicamentos, dietas e fatores de estilo de vida, fatores ambientais ou apenas um colchão ruim. Tentar achar a causa subjacente de seus problemas para dormir é a melhor maneira de achar uma cura.

5- Exercite-se vigorosamente por pelo menos 30 minutos em algum momento durante o dia. Caminhada é excelente. Apenas não exercite-se no prazo de 3 horas antes de dormir.

6- Tente pegar ao menos uma hora de luz solar todo dia. Isso pode ser difícil no inverno ou com mau tempo, mas a quantidade certa de luz solar regula o ciclo de dormir-despertar do corpo.

Fonte: WikiHow

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