Marchinhas de Carnaval 🎊

Resultado de imagem para carnaval

Para ouvir as músicas basta clicar nas fotos!

1. Abre Alas

“Ô abre alas que eu quero passar!”

Primeira marchinha carnavalesca registrada na história do carnaval brasileiro, em 1899. Chiquinha Gonzaga, autora da obra, fez a canção para a escola Rosas de Ouro do Rio de Janeiro, o que impulsionou o sucesso da escola e também se tornou a canção mais famosa da compositora.

Desfile da Rosas de Ouro, campeã do Carnaval de 2010

2. Mamãe eu quero

“Mamãe eu quero, mamãe eu quero… mamãe eu quero mamar! Dá a chupeta, dá a chupeta, dá a chupeta, dá a chupeta pro bebê não chorar”

Gravada em 1937 por Jararaca e Vicente Paiva, começou a bombar de verdade depois de ser regravada por Carmem Miranda, 4 anos depois de ser lançada.

#VocêSabia? 

Almirante, amigo dos autores, cantor e músico, conta no livro “História do Carnaval Carioca”: “Na hora de gravar, verificamos que ela era pequena, não tinha a duração exigida para o disco. Seria impossível repetir uma parte da música. Que fazer? Jararaca e eu completamos a música fazendo um diálogo improvisado na hora, sem nenhum interesse. Durante a gravação, o banjoísta errou um acorde, mas a música era considerada tão ruim que ninguém pensou em refazer tudo. Pois bem, ‘Mamãe eu quero’ foi um sucesso definitivo e enorme. A música é ruim mesmo, o disco é péssimo, mas pegou […]”. E não é que pegou mesmo?

Carmem-Miranda

3. Aurora

“Ôôôô, Aurora… Veja só que bom que era… Ôôôô, Aurora!”

Marchinha criada numa Quarta feira de Cinzas por Mario Lago em 1941. A marchinha virou sucesso e ganhou popularidade logo no ano seguinte. Até hoje ela é lembrada nos carnavais de ruas de todo o Brasil.

Mask

4. Cachaça

“Você pensa que cachaça é água? Cachaça não é água não”

Música dedicada aos foliões que gostam de beber um pouco além da conta. Mirabeau Pinheiro, Lúcio de Castro e Heber Lobato escreveram a canção em 1953 para os apreciadores da cachaça!

Cachaça1

5. Turma do Funil

“Chegou, a turma do funil!”

Para aproveitar a época de bebedeira, Mirabeau, M de Oliveira e Urgel de Castro, em 1956, fizeram a canção para aqueles que gostam de chutar o balde na época de folia! A canção foi regravada na década de 80 por Tom Jobim e Miúcha.

lp-vinil-miucha-tom-jobim-turma-do-funil-8819-MLB20009084193_112013-F

6. Me dá um dinheiro ai

“Ei, você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí!”

Um dos hinos mais tradicionais nos carnavais e tocada até hoje em todos os bailes da saudade, foi composta quase na década de 60 pelo Trio: Ivan, Homero e Glauco Ferreira e gravada por Moacir Franco, quem deu força a marchinha.

#VocêSabia?

No governo Juscelino Kubitschek, em agosto de 1958, o Secretário de Estado dos EUA John Foster Dulles, veio ao Brasil para uma importante missão americana: tratar da situação do petróleo, referente a campanha nacionalista “O petróleo é nosso”. Nesses tipos de reuniões era dado um tempo aos fotógrafos e cinegrafistas para o registro dos fatos. Em um desses momentos, o fotógrafo do Jornal Brasil, Antônio Andrade, fez uma foto polêmica que dá a impressão de que JK estende a mão e suplica algo ao secretário norte-americano, que parece abrir a carteira em busca de dinheiro. Não deu outra, o JB publicou a fotografia em sua primeira página sob o título ‘Me dá um dinheiro aí’, em referência à marchinha de carnaval que era sucesso da época.

Antonio Andrade - Me dá um dinheiro aí

 7. Cabeleira do Zezé

“Olha a cabeleira do Zezé, será que ele é, será que ele é”

Criada por João Roberto Kelly, na década de 60, na mesa de um bar! O compositor diz que ia sempre em um bar no Leme encontrar com os amigos e o garçom que os atendia era cabeludo, aí ficou a homenagem!

cabeleira-do-zeze

Ilustração: Mirna Brasil Portella, para o livro Carnavalança

8. A  pipa do vovô

“A pipa do vovô não sobe mais, a pipa do vovô não sobe mais!”

Canção original de Manoel Ferreira e Ruth Amaral, dupla mais popular entre os compositores carnavalescos, mas imortalizada na voz do nosso homem do baú Silvio Santos, nos anos 80.

#VocêSabia? 

Não se sabe ao certo o porque da composição da canção. Silvio Santos, apesar de não ser o autor da obra, conta diversas histórias e diz que a origem pode ter algumas outras versões possíveis. E brinca que a verdadeira só será revelada no último sorteio da Tele Sena da história. Quer saber qual é? Está em dia com os carnês do baú? Quem sabe você não possa ser  o felizardo?!

silvio_santos

 

Fonte: http://blog.sympla.com.br/as-8-melhores-marchinhas-de-carnaval-e-suas-historias/

Deixe um comentário